O primeiro encontro de 2021 do MASP Professores parte da consciência de que o Brasil tem um passado difícil a ser enfrentado, uma vez que foi construído sobre um território tradicionalmente habitado por centenas de povos indígenas e que estas terras foram o principal destino de milhões de pessoas africanas escravizadas. Estas populações, em especial, têm suas vidas afetadas pelo racismo que impede seu acesso à cidadania plena e que invisibiliza seus modos de ser e de pensar. Considerando o que disse o intelectual martinicano Aimé Césaire no livro Discurso sobre o Colonialismo (1950), “uma civilização que opta por fechar os olhos para seus problemas mais cruciais é uma civilização doente”, é urgente que a população pense sobre os passados difíceis para seguir adiante enquanto coletividade diversa.
Este primeiro encontro é parte do ciclo curatorial dedicado às
Histórias brasileiras. Além de um segundo encontro em 4.12.2021, a programação continua em 2022.
Cronograma do encontro:
10h-13h: palestras matinais
13h-15h: intervalo
15h-17h: conferência
Público: profissionais da área da educação, especialmente docentes e estudantes de licenciaturas, e pessoas interessadas em geral.
Atividade gratuita, transmitida ao vivo pelo YouTube do MASP.
Para assistir, acesse aqui.
Debate com convidades e emissão de certificado de participação reservados, pela plataforma Elos, às pessoas inscritas (inscrições encerradas).
Convidados
Palestras matinais: Samantha Quadrat, Luana Tolentino e Sônia Barbosa Ara Mirim.
Conferência: Sérgio Vaz.