MASP
logo-MASP Busca
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

resultado para MAHKU

  • Todos (66)
  • Acervos (56)
  • Cursos (1)
  • Exposições (6)
  • Diálogo no acervo (1)
  • Oficinas (1)
  • Publicações (1)
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Katxa Nawa [Festa de legumes] ,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Katxa Nawa [Festa de legumes]
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Lápis de cor, tinta de caneta esferográfica e tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11190
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica e lápis sobre
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11032
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin |Leone Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin |Leone Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| | Aldeia Novo Segredo, Jordão, Acre, Brasil, 1978 | Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1983| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão,
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11033
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica e giz de cera sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11034
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Grafite e guache sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11035
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica e guache sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11036
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Grafite e guache sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11037
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica e guache sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11038
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica e guache sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11039
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, grafite e guache sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11040
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica e guache sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11041
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Kawati Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Kawati Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1986| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11042
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica e lápis de cor sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11043
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica e guache sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11044
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11031
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dança de Katxa Nawa,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dança de Katxa Nawa
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Grafite, lápis de cor e tinta de caneta esferográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11191
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Festividade,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Festividade
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Grafite, lápis de cor e tinta de caneta esferográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11192
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Preparo da festa caçando a anta,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Preparo da festa caçando a anta
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Acrílica, lápis de cor e tinta de caneta esferográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11193
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dança do Gavião,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dança do Gavião
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Lápis de cor, tinta de caneta esferográfica e tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11194
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Pintura para evitar sonho mau,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Pintura para evitar sonho mau
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Lápis de cor, tinta de caneta esferográfica e tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    32,5 x 45 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11195
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Plantação,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Plantação
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Lápis de cor, tinta de caneta esferográfica e tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11196
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Plantando a maniva,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Plantando a maniva
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Lápis de cor, tinta de caneta esferográfica e tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11197
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Pintura do dia a dia,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Pintura do dia a dia
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Lápis de cor e tinta de caneta esferográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11198
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dia a dia na escola,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dia a dia na escola
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Lápis de cor e tinta de caneta esferográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11199
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Batismo das pinturas de dentes,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Batismo das pinturas de dentes
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Acrílica, lápis de cor e tinta de caneta esferográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11200
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Mito da parte do jacaré,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Mito da parte do jacaré
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Acrílica, lápis de cor e tinta de caneta esferográfica sobre papel
  • Dimensões:
    32,5 x 45 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11201
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Mito da parte do jacaré,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Mito da parte do jacaré
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Acrílica, lápis de cor e tinta de caneta esferográfica sobre
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada no contexto do projeto MASP Afterall ArtSchool, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11202
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Rare Huni kuin | Ayani Huni kuin | Ibã Neto Sales Kanixawa, Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Yube Inu Yube Shanu [Mito do surgimento da bebida sagrada Nixe Pae],

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Rare Huni kuin | Ayani Huni kuin | Ibã Neto Sales Kanixawa, Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Terra Indígena do Alto Rio Jordão, Jordão, Acre, Brasil,1964 | Terra Indígena do Alto Rio Jordão, Jordão, Acre, Brasil, 1983 | Terra Indígena do Alto Rio Jordão, Jordão, Acre, Brasil, [?]
  • Título:
    Yube Inu Yube Shanu [Mito do surgimento da bebida sagrada Nixe Pae]
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Acrílica sobre tela
  • Dimensões:
    122,5 x 207,5 cm
  • Aquisição:
    Doação Regina Pinho de Almeida, 2021
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.11336
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica e lápis sobre
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11030
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, lápis e guache sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11029
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Nama Kutã Dança Boa Sonhar,

2020

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Nama Kutã Dança Boa Sonhar
  • Data da obra:
    2020
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica e giz de cera sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11028
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Mana Huni Kuin, Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista),

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Mana Huni Kuin, Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1996
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista)
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Acrílica sobre tela
  • Dimensões:
    161,5 x 211,5 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto da exposição Avenida Paulista, 2017-21
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.11004
  • Créditos da fotografia:
    MASP
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista),

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista)
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Acrílica sobre tela
  • Dimensões:
    164,5 x 201 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Avenida Paulista , 2017-21
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.11003
  • Créditos da fotografia:
    MASP
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista 3),

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista 3)
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, lápis de cor e giz de cera sobre papel
  • Dimensões:
    37,5 x 53,5 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Avenida Paulista , 2017-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11007
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista 7),

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista 7)
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, lápis de cor e giz de cera sobre papel
  • Dimensões:
    37,5 x 53,5 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Avenida Paulista , 2017-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11011
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista 9),

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista 9)
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, lápis de cor e giz de cera sobre papel
  • Dimensões:
    37,5 x 53,5 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Avenida Paulista , 2017-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11013
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Maná Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista 1),

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Maná Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Três Fazendas, Jordão, Acre, Brasil, 1996 | Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista 1)
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    43 x 66 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Avenida Paulista , 2017-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11015
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Maná Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista 2),

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Maná Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Três Fazendas, Jordão, Acre, Brasil, 1996 | Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista 2)
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    43 x 66 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Avenida Paulista , 2017-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11016
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Maná Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Maná Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Três Fazendas, Jordão, Acre, Brasil, 1996 | Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, tinta de caneta esferográfica e lápis de cor sobre papel
  • Dimensões:
    32,5 x 45 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto do projeto MASP Renner, 2019-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11017
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    32,5 x 45,5 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto do projeto MASP Renner, 2019-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11018
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Maná Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

Circa 2017-19

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Maná Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Três Fazendas, Jordão, Acre, Brasil, 1996 | Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    Circa 2017-19
  • Técnica:
    Lápis de cor, giz de cera e caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto do projeto MASP Renner, 2019-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11019
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto do projeto MASP Renner, 2019-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11020
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto do projeto MASP Renner, 2019-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11021
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Yaka Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Yaka Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964|Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1996 | Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto do projeto MASP Renner, 2019-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11022
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto do projeto MASP Renner, 2019-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11023
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Maná Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Maná Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Três Fazendas, Jordão, Acre, Brasil, 1996 | Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto do projeto MASP Renner, 2019-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11024
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Acelino Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964| Aldeia Bom Jesus, Jordão, Acre, Brasil, 1975| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto do projeto MASP Renner, 2019-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11025
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Batani Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

Circa 2017-19

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Batani Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964|Terra Indígena do Alto Rio Jordão, Jordão, Acre, Brasil, 1981| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    Circa 2017-19
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto do projeto MASP Renner, 2019-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11026
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Tene Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Sem título,

2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Tene Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Aldeia Chico Curumim, Jordão, Acre, Brasil, 1964|Terra Indígena do Alto Rio Jordão, Jordão, Acre, Brasil, 2002| Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica sobre papel
  • Dimensões:
    30 x 42 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto do projeto MASP Renner, 2019-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11027
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista 10),

Circa 2016-2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista 10)
  • Data da obra:
    Circa 2016-2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, lápis de cor e giz de cera sobre papel
  • Dimensões:
    37,5 x 53,5 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Avenida Paulista , 2017-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11014
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista 8),

Circa 2016-2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista 8)
  • Data da obra:
    Circa 2016-2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, lápis de cor e giz de cera sobre papel
  • Dimensões:
    37,5 x 53,5 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Avenida Paulista , 2017-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11012
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista 6),

Circa 2016-2017

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista 6)
  • Data da obra:
    Circa 2016-2017
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, lápis de cor e giz de cera sobre papel
  • Dimensões:
    37,5 x 53,5 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Avenida Paulista , 2017-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11010
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista 5),

2016

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista 5)
  • Data da obra:
    2016
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, lápis de cor e giz de cera sobre papel
  • Dimensões:
    37,5 x 53,5 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Avenida Paulista , 2017-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11009
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista 4),

2016

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista 4)
  • Data da obra:
    2016
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, lápis de cor e giz de cera sobre papel
  • Dimensões:
    37,5 x 53,5 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Avenida Paulista , 2017-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11008
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista 2),

2016

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista 2)
  • Data da obra:
    2016
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, lápis de cor e giz de cera sobre papel
  • Dimensões:
    37,5 x 53,5 cm
  • Aquisição:
    Doação dos artistas, no contexto da exposição Avenida Paulista, 2017-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11006
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Acervos

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)

Dami (Avenida Paulista 1),

2016

  • Autor:
    Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
  • Dados biográficos:
    Jordão, Acre, Brasil, 1964 | Jordão, Acre, Brasil, 1983 |Terra Indígena, Kaxinawá do Rio Jordão, Acre, Brasil, 2013
  • Título:
    Dami (Avenida Paulista 1)
  • Data da obra:
    2016
  • Técnica:
    Tinta de caneta hidrográfica, lápis de cor e giz de cera sobre papel
  • Dimensões:
    37,5 x 53,5 cm
  • Aquisição:
    Obra comissionada, no contexto da exposição Avenida Paulista , 2017-21
  • Designação:
    Desenho
  • Número de inventário:
    MASP.11005
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
img-searched

Publicações

MAHKU: Mirações [Visions]

  • Formato:
    Formato médio, capa Masterblank linho 135g
  • Tamanho:
    18x26cm
  • Páginas:
    242p, 142 imagens
  • Linguagem:
  • Editora:
    MASP
  • Ano:
    2023
  • Preço:
    R$ 160,00
  • ISBN:
    978-65-5777-037-5
  • Link da venda:
    https://www.masploja.org.br/mahku-miracoes
img-searched

Cursos

Pássaros, espíritos e jiboias: sobre a prática artística do MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin)

  • Link de bolsas de professores:
    https://maspbolsas.byinti.com/#/event/bolsas-passaros-espritos-e-jiboias
  • Tempo:
    19H – 21H
  • Duração:
    ONLINE 9 – 30.11.2023 QUINTAS (4 AULAS)
  • Professores:
  • Investimento:
    PÚBLICO GERAL
    5X R$ 48
    AMIGO MASP
    5X R$ 40,80
    *VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
img-searched

Exposições

Melissa Cody: céus tramados

Melissa Cody (No Water Mesa, Arizona, Nação Navajo, Estados Unidos, 1983) trabalha com tecelagem, mesclando símbolos e padrões tradicionais da tapeçaria navajo com referências que vão do universo pop dos videogames às paisagens de sua terra natal no Arizona. Os Navajo – também conhecidos como Diné – são o povo indígena que vive na região sudoeste dos Estados Unidos, abrangendo os estados do Arizona, Novo México e Utah. Na visão de mundo navajo, a tecelagem é uma tecnologia ensinada pela figura sagrada de Na’ashjéii Asdzáá, a Mulher-Aranha. Herdeira desse conhecimento ancestral, Cody faz parte da quarta geração de artistas têxteis de sua família.

Ao longo da história, a tecelagem navajo teve seus símbolos, cores, materiais e técnicas influenciados pelos intercâmbios culturais e pelas explorações comerciais, assim como por processos de migrações forçadas. Pelo uso de padrões e cores vibrantes, os trabalhos de Cody são associados ao movimento Germantown Revival, que surgiu após o trágico episódio conhecido como a “Longa Caminhada” (1863–68). Com o intuito de expulsar o povo navajo de seu território, militares queimaram suas casas e mataram seus rebanhos de ovelha, forçando-os a caminhar do Arizona para o Novo México, aprisionando-os em um campo militar em uma documentada tentativa de genocídio. Nesse processo, as tecelãs criaram estratégias para continuar trabalhando, desfiando os cobertores dados pelos militares e usando seus fios nas tecelagens. A incorporação desse tipo de lã comercial com cores vibrantes, produzida em Germantown, na Pensilvânia, abriu novos horizontes de experimentação em meio a uma situação de confinamento, tornando-se fundamental para a resistência cultural navajo.

O título desta mostra partiu de um trabalho de Cody intitulado Under Cover of Webbed Skies [Sob o manto de céus tramados] (2021), que aborda a história da tecelagem navajo, seu território ancestral e a transmissão geracional dos conhecimentos da Mulher-Aranha. O céu é um elemento comum a todos os territórios, transcendendo fronteiras geográficas e políticas. Como um grande manto azul que paira sobre todos os seres, os céus tramados de Cody se estenderiam para além do território navajo, conectando diferentes narrativas e sujeitos na criação e na reivindicação de memórias e histórias, de fazeres e saberes. 


Melissa Cody: céus tramados é curada por Isabella Rjeille, curadora, MASP, e Ruba Katrib, curadora e diretora de Assuntos Curatoriais, MoMA PS1.

Melissa Cody: céus tramados integra o ano de programação do MASP dedicado às Histórias indígenas, que inclui exposições de Sheroanawe Hakiihiwe, Movimento dos Artistas Huni Kuin (Mahku), Carmézia Emiliano, Paul Gauguin (1848-1903) e do Comodato MASP Landmann de arte pré-colombiana, além da mostra coletiva Histórias indígenas.

img-searched

Exposições

Sheroanawe Hakihiiwe: tudo isso somos nós

Sheroanawe Hakihiiwe (Sheroana, Venezuela, 1971) é um artista yanomami que, desde a década de 1990, produz desenhos, monotipos e pinturas. Sua linguagem artística delicada, abstrata e mínima usa linhas retas e curvas orgânicas, pontos, círculos, triângulos, zigue-zagues, arcos e cruzes. Hakihiiwe vive em Mahekoto Theri, uma comunidade yanomami no município de Alto Orinoco, no estado venezuelano do Amazonas, que faz divisa com os estados brasileiros de Roraima e Amazonas. O artista observa de modo ativo a natureza e o cotidiano de sua comunidade, registrando em um caderno aquilo que encontra, aprende e descobre nas pinturas corporais e faciais, nos cantos xamânicos, nos conhecimentos ancestrais sobre os animais, nas propriedades medicinais das plantas, assim como nos padrões utilizados na cultura material de seu povo. Esses cadernos são como arquivos, que ajudam Hakihiiwe a compilar suas memórias gráficas da vida na floresta. Suas anotações são posteriormente transferidas para folhas de papel nas quais ele incorpora cores, padrões, repetições e texturas.

A obra de Hakihiiwe tem um sentido de preservação, cuidado, arquivo e tradução de imagens e materiais de valores culturais comunitários, produzindo desenhos que expressam a cosmologia yanomami e constituindo um verdadeiro inventário do patrimônio intangível de seu povo. Boa parte dos desenhos e monotipos presentes nesta exposição foi produzida sobre papéis artesanais fabricados por Hakihiiwe com o uso de fibras como cana, algodão, amoreira, banana e milho. 

Com 109 trabalhos, esta mostra leva o subtítulo Ihi hei komi thepe kamie yamaki [Tudo isso somos nós], sugerido por Hakihiiwe para incorporar a diversidade de elementos que formam sua comunidade e seu entorno. “Tudo isso somos nós”, para o artista, significa “tudo aquilo que está ali na selva. Vivemos todos lá, e não é só nós. Lá tem grandes rios, grandes lagoas, os animais, todos os insetos. Vou resgatando tudo que está lá onde vivo”.

A mostra de Sheroanawe Hakihiiwe integra o ano de programação do MASP dedicado às Histórias indígenas, que inclui exposições do Movimento dos Artistas Huni Kuin (Mahku), Carmézia Emiliano, Paul Gauguin (1848-1903), do Comodato MASP Landmann de arte pré-colombiana, e de Melissa Cody, além da grande mostra coletiva Histórias indígenas.

Sheroanawe Hakihiiwe: tudo isso somos nós é curada por André Mesquita, curador, e David Ribeiro, assistente curatorial.

img-searched

Exposições

Comodato MASP Landmann — cerâmicas e metais pré-colombianos

Esta é a segunda exposição dedicada ao comodato da coleção de arte pré-colombiana de Edith e Oscar Landmann, emprestada em 2016 para permanecer por um período de dez anos no museu. A primeira, que apresentou um conjunto de tecidos, integrou a programação do ano dedicado às Histórias das mulheres, histórias feministas, em 2019. Anteriormente, em 2017 e 2018, foram realizados dois seminários sobre o tema. Agora, chegam ao público os objetos do comodato atribuídos a 35 culturas arqueológicas do continente americano. Peças Chavín, Paracas, Nasca, Moche, Huari, Lambayeque, Chimú, Chancay, Inca, Calima, Tolima, Zenú e Muísca, assim como as Marajoara, da Amazônia brasileira, estão entre os exemplares do vasto legado histórico e científico construído pelas antigas populações de regiões que hoje pertencem aos territórios do Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Panamá, México, Brasil e dos países caribenhos.

A mostra reúne artefatos que espelham o diversificado repertório de ideias, gestos, técnicas e práticas materializadas principalmente em cerâmica e metal, mas também em madeira, pedra e osso, objetos cujas composições também integram plumas, fibras e pigmentos vegetais ou minerais, em 721 artefatos pré-colombianos produzidos por povos ameríndios entre os séculos 2 a.C. e 16.

Para identificar a proveniência dos objetos de coleções, os pesquisadores partem de metodologias que identificam semelhanças estilísticas entre diferentes artefatos, com o intuito de compará-las e analisá-las a partir de um quadro de designações culturais. Com base em informações sobre peças encontradas em contextos arqueológicos, associam-se os estilos a determinadas áreas de distribuição e periodizações de ocorrência. Contudo, as fronteiras espaciais e cronológicas das chamadas culturas arqueológicas nem sempre são claras, e, cada vez mais, novas pesquisas de campo e contextos de escavação provocam revisões dos entendimentos prévios. 

A mostra integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias indígenas. Este ano a programação também inclui mostras de Carmézia Emiliano, MAHKU, Paul Gauguin, Sheroanawe Hakihiiwe, Melissa Cody, além da grande coletiva Histórias indígenas.

Comodato MASP Landmann — cerâmicas e metais é curada por Marcia Arcuri, curadora-adjunta de arte pré-colombiana, MASP, com assistência de Leandro Muniz, assistente curatorial, MASP.

img-searched

Exposições

Paul Gauguin: o outro e eu

Paul Gauguin (1848-1903) é considerado um dos mais importantes artistas modernos surgidos na França no século 19. Sua modernidade reside na negação de um estilo único na pintura e na diversidade de formas e elementos que utilizava. Gauguin renovou a pintura incorporando referências de imagens do “outro”, fora do panorama cultural europeu, com paisagens e personagens do Taiti, a ilha no oceano Pacífico que integra a Polinésia Francesa.

Esta é a primeira exposição a abordar de maneira crítica a problemática relação do artista com esse “outro”. Sua obra, sobretudo no período do Taiti, é uma extraordinária investigação sobre a figura e a cor, assim como é extremamente contemporânea no modo como se apropriou de iconografias de diversas culturas, colocando-as em diálogo com a própria tradição da pintura ocidental. Por outro lado, Gauguin também destacou o “outro” como exótico e primitivo, em um desejo fantasioso pelos “trópicos”, uma visão idílica carregada de ficções e estereótipos e estruturada por uma relação de poder – entre o “outro” e eu. Para tornar essa narrativa mais intrincada, o próprio artista se declarava “primitivo”, “selvagem” e falava de seu “sangue inca”, uma vez que sua mãe era peruana e ele vivera em Lima quando criança. De todo modo, é evidente que suas pinturas erotizam o corpo da mulher indígena, enfatizando uma suposta disponibilidade sexual aos olhos e às tintas do homem branco europeu.

Foi a busca por uma arte mais pura e autêntica, bem como por paraísos supostamente imaculados pela civilização, o que levou Gauguin a deixar a França para se fixar no Taiti, ainda hoje um domínio francês na Polinésia. Ele se mudou para lá em 1891, aos 43 anos, e lá viveu até sua morte, com um intervalo de dois anos em Paris, para onde regressou a fim de expor e vender suas obras. A relação com o outro é sempre dada a partir do “eu”, de si próprio, daí o destaque da mostra nos autorretratos do artista.

Gauguin realizou experimentos radicais com pintura, gravura e escultura, em madeira e cerâmica, sempre em busca de novos métodos artísticos, criando obras fascinantes e sedutoras, e reinventando um passado de maneira profunda—e problemática. Nas últimas décadas, a história da arte vem sendo cada vez mais revisada e questionada, sobretudo no que diz respeito às relações com o “outro”. Assim, esta mostra pretende chamar atenção para o fato de que, para uma “outra” história da arte, que não faz parte da tradição dominante, e a depender de quem enuncia a frase, Gauguin também pode ser entendido como o “outro”.

A exposição integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias indígenas. Este ano, a programação também inclui mostras de Carmézia Emiliano, MAHKU, Sheroanawe Hakihiiwe, Melissa Cody, além do comodato MASP Landmann de cerâmicas e metais pré-colombianos e a grande coletiva Histórias indígenas.

Paul Gauguin: o outro e eu é curada por Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP; Fernando Oliva, curador, MASP; Laura Cosendey, curadora assistente, MASP.

img-searched

Exposições

Carmézia Emiliano: a árvore da vida

Carmézia Emiliano (Maloca do Japó, Normandia, Roraima, 1960) é uma artista de origem Macuxi. Na década de 1990, mudou-se para Boa Vista, quando também começou a pintar. Suas telas figuram paisagens, objetos da cultura material e o cotidiano de sua comunidade: “Minha arte é um serviço que presto à cultura do meu povo, essa é a maior de todas as felicidades”, conta a artista. Oriunda da região fronteiriça com a Venezuela e a Guiana, perto do monte Roraima, a artista reflete, com sua obra, a profusão de detalhes espelhados, intrincados e interconectados de sua observação da natureza e da vida em comunidade. 

O MASP possui em seu acervo quatro obras de Emiliano, todas comissionadas diretamente à artista no contexto de diferentes projetos desde 2019. Neste sentido, a mostra celebra a relação que o museu estabelece com a sua produção e apresenta os trabalhos mais recentes da artista, parte deles nunca antes visto pelo público. Tanto a exposição como o catálogo que a acompanha pretendem ampliar a compreensão da contribuição de sua obra no cenário artístico nacional.

O projeto se insere numa sequência de exposições que o MASP vem realizando nos últimos anos em torno de artistas autodidatas que trabalharam fora do circuito da arte contemporânea tradicional e da academia, como Agostinho Batista de Freitas (1927-1997), Maria Auxiliadora (1935-1974), Conceição dos Bugres (1914-1984) e Madalena Santos Reinbolt (1919-1977).

Carmézia Emiliano: a árvore da vida é curada por Amanda Carneiro, curadora assistente, MASP.

img-searched

Exposições

MAHKU: mirações

A exposição MAHKU: Mirações marca os dez anos do coletivo MAHKU, Movimento dos Artistas Huni Kuin. Criado oficialmente em 2013, o grupo iniciou seus trabalhos de tradução de cantos tradicionais do povo Huni Kuin em desenhos figurativos em cursos de Licenciatura Indígena na Universidade Federal do Acre (UFAC). As pinturas realizadas pelo grupo originam-se tanto de traduções e registros de cantos, mitos e histórias de sua ancestralidade como de experiências visuais geradas pelos rituais de nixi pae, que envolve a ingestão de ayahuasca, denominadas mirações – que dá título à exposição no MASP.

A mostra do MASP também celebra a longa relação de trabalho entre o coletivo e o museu. Desde 2016, os artistas do MAHKU participam de exposições do MASP, o que é constatado na grande quantidade de obras de diferentes períodos de sua produção comissionadas e depois doadas ao acervo do museu. Os artistas já participaram das exposições Avenida Paulista (2017), Histórias da dança (2020) e Histórias brasileiras (2022), além de oficina em Histórias da infância (2017) e dos projetos MASP Renner 1a temporada (2018-2019) e MASP Afterall ArtSchool (2020).

A exposição de 2023 irá mostrar um conjunto de cerca de 120 pinturas sobre tela ou papel realizadas pelos artistas, além de vídeos sobre o seu contexto de produção, áudios com cantos que inspiram as imagens, além de uma pintura produzida para o espaço do museu e trabalhos escultóricos recentemente desenvolvidos por artistas do MAHKU, ocupando toda a galeria do 2o subsolo do MASP. 

Além da mostra, será publicado um catálogo bilíngue com ensaios comissionados especialmente para a ocasião, além de reproduções de trabalhos produzidos pelo grupo e traduções de mitos e cantos Huni Kuin.

Curadoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP; Guilherme Giufrida, curador assistente, MASP; Ibã Huni Kuin, curador convidado

img-searched

Oficinas

Oficina de desenho: Histórias da infância, com Movimento dos Artistas Huni Kuin (MAHKU)

Oficina "Yumebun Yube Damiwai"

A oficina "Yumebun Yube Damiwai" [desenhos de jiboia das crianças/crianças desenham jiboia] partirá da cultura musical do povo Huni Kuin, localizado no Acre, para chegar às experiências de criação de imagens, em diálogo com a exposição "Histórias da infância" e com a concepção ocidental de artes visuais. Cantos, danças e a língua Hatxa Kuin, praticados pelas crianças Huni Kuin, devem constituir o material a ser apropriado pelos participantes da oficina e transformado em expressão plástica.

Para crianças de 5 a 8 anos de idade
img-searched

Diálogo no acervo

12.12.2023


Para a edição do dia 12 de dezembro, propomos uma conversa sobre duas pinturas, uma do MAHKU, o Movimento de Artistas Huni Kuin, Yube Inu Yube Shanu [Mito do surgimento da bebida sagrada Nixe Pae], de 2020, e outra de Carmézia Emiliano, Parixara, de 2020. 

Ponto de encontro: na entrada do Acervo em Transformação, 2º piso, às 16 horas.

Retire seu ingresso no site para garantir a entrada no Museu.

–

Créditos da imagem
Bã Huni Kuin | Bane Huni Kuin | Kássia Borges Karajá | Ayani Huni Kuin | Nawa Ibã Neto Huni Kuin | Movimento dos Artistas Huni Kuin (MAHKU), Yube Inu Yube Shanu [Mito do surgimento da bebida sagrada Nixe Pae], 2020. Foto: Eduardo Ortega

 

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP