MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Busca
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

resultado para abdias nascimento

  • Todos (20)
  • Acervos (2)
  • Exposições (8)
  • Diálogo no acervo (3)
  • Palestras (2)
  • Publicações (5)
img-searched

Acervos

Abdias Nascimento

A dupla personalidade de Oxunmarê n. 2,

1971

  • Autor:
    Abdias Nascimento
  • Dados biográficos:
    Franca, São Paulo, Brasil, 1914 - Rio de Janeiro, Brasil, 2011
  • Título:
    A dupla personalidade de Oxunmarê n. 2
  • Data da obra:
    1971
  • Técnica:
    Acrílica sobre tela
  • Dimensões:
    102 x 152 cm
  • Aquisição:
    Doação Elisa Larkin Nascimento | IPEAFRO, 2022
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.11379
  • Créditos da fotografia:
    Pepe Schettino
img-searched

Acervos

Abdias Nascimento

Okê Oxóssi,

1970

  • Autor:
    Abdias Nascimento
  • Dados biográficos:
    Franca, São Paulo, Brasil, 1914-Rio de Janeiro, Brasil, 2011
  • Título:
    Okê Oxóssi
  • Data da obra:
    1970
  • Técnica:
    Acrílica sobre tela
  • Dimensões:
    90 x 60 cm
  • Aquisição:
    Doação Elisa Larkin Nascimento | IPEAFRO, no contexto da exposição Histórias afro-atlânticas, 2018
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.10811
  • Créditos da fotografia:
    MASP
img-searched

Publicações

Histórias afro-atlânticas: vol. 2 antologia

  • Formato:
    Brochura
  • Tamanho:
    18x24,5cm
  • Páginas:
    624p
  • Linguagem:
  • Editora:
    MASP; Instituto Tomie Ohtake
  • Ano:
    2018
  • Preço:
    R$65
  • ISBN:
    978-85-310-0048-5
  • Link da venda:
    https://www.masploja.org.br/0hye4g5x3-historias-afro-atlanticas-vol-1-catalogo
img-searched

Publicações

Histórias Afro-Atlânticas: antologia (2ª edição)

  • Formato:
    Brochura
  • Tamanho:
    18x25cm
  • Páginas:
    760p
  • Linguagem:
  • Editora:
    MASP
  • Ano:
    2022
  • Preço:
    99
  • ISBN:
    978-65-5777-016-0
  • Link da venda:
    https://www.masploja.org.br/historias-afro-atlanticas-antologia
img-searched

Publicações

Abdias Nascimento: um artista panamefricano [a panamefrican artist] (capa Shangô takes over)

  • Formato:
    Capa dura
  • Tamanho:
    22x28cm
  • Páginas:
    307p
  • Linguagem:
  • Editora:
    MASP
  • Ano:
    2022
  • Preço:
    R$149,00
  • ISBN:
    978-65-5777-017-7
  • Link da venda:
    https://www.masploja.org.br/abdias-nascimento-um-artista-panamefricano-a-panamefrican-artist
img-searched

Publicações

Abdias Nascimento: um artista panamefricano [a panamefrican artist] (capa Oke-Oxóssi)

  • Formato:
    Capa dura
  • Tamanho:
    22x28cm
  • Páginas:
    307p
  • Linguagem:
  • Editora:
    MASP
  • Ano:
    2022
  • Preço:
    R$149,00
  • ISBN:
    978-65-5777-020-7
  • Link da venda:
    https://www.masploja.org.br/abdias-nascimento-um-artista-panamefricano-a-panamefrican-artist
img-searched

Publicações

HISTÓRIAS BRASILEIRAS: ANTOLOGIA

  • Formato:
    Brochura
  • Tamanho:
    18x24,5cm
  • Páginas:
    608p
  • Linguagem:
  • Editora:
    MASP
  • Ano:
    2023
  • Preço:
    R$ 99,00
  • ISBN:
    978-65-5777-025-2
  • Link da venda:
    https://www.masploja.org.br/historias-brasileiras-antologia
img-searched

Exposições

Histórias LGBTQIA+


O MASP conclui o ano dedicado às Histórias da Diversidade LGBTQIA+ apresentando, de 13 de dezembro a 13 de abril de 2025, uma mostra coletiva que ocupa três espaços expositivos do museu. A exposição Histórias LGBTQIA+ reúne mais de 150 obras de arte e centenas de documentos nacionais e internacionais.
 

img-searched

Exposições

JUDITH LAUAND: DESVIO CONCRETO

Esta é a maior exposição já dedicada à obra de Judith Lauand, que neste ano completou 100 anos de vida e mais de sete décadas de produção. Judith Lauand: desvio concreto irá rever a trajetória da artista que foi a única mulher a participar do grupo Ruptura, que reuniu de modo pioneiro artistas interessados em desenvolver a arte concreta no Brasil. A obra de Lauand muitas vezes foi negligenciada pela crítica de arte e deixada em segundo plano. Uma retrospectiva de sua trajetória pretende ainda fomentar novas pesquisas e debates em torno de sua produção.

Lauand é uma artista central na arte brasileira, sobretudo no contexto do movimento concretista surgido na segunda metade do século 20. Judith Lauand: desvio concreto busca colocar em perspectiva a decisiva transição operada por ela em dado momento de sua longa trajetória: a passagem para a geometria abstrata, em meados dos anos 1950, a partir de uma produção inicialmente calcada no figurativismo. Tanto a narrativa da exposição — que com 128 obras e dezenas de documentos do arquivo pessoal da artista atravessa seis décadas — quanto os ensaios de seu respectivo catálogo apontam para o fato de haver, desde cedo em seu percurso, uma propensão à geometria e ao abstracionismo.

Nascida no interior de São Paulo, Lauand diplomou-se pela Escola de Belas Artes de Araraquara, um importante polo artístico da região. Em 1952 mudou-se para São Paulo com a família e, em 1954, foi monitora na 2ª Bienal Internacional de São Paulo, um marco em sua formação. Foi naquele momento que ela entrou em contato com a obra de artistas como Alexandre Wollner (1928-2018) e Geraldo de Barros (1923-1998). No ano seguinte, recebeu um convite de Waldemar Cordeiro (1925-1973) para fazer parte do Grupo Ruptura, sendo a única mulher a participar ativamente desse movimento histórico. Lauand fez parte da 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta, realizada primeiro no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1956, e depois no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1957. 

Para além dos dogmas do concretismo em que havia se iniciado, a artista concebeu um dinamismo muito próprio, criando novas relações entre formas, linhas e cores, transcendendo regras e convenções da época, as décadas de 1950 e 1960. Mais tarde, ela se abre para experimentações sobre o plano que incluíam diálogos singulares entre imagem e palavra, passando depois a tratar da materialidade de objetos sobre a superfície, a partir da aplicação de grampos, clipes, tachinhas e outros elementos.

Apesar do rigor formal que empregou em suas composições, o ritmo e o movimento nunca desapareceram de seus trabalhos, que contrapõem os elementos por meio de um equilíbrio dinâmico, gerando tensões e rupturas, outra marca de sua singularidade artística que será explorada por esta exposição.

Além disso, a mostra irá abordar novas perspectivas em sua obra, reforçando a presença de questões políticas como a repressão da ditadura militar no Brasil, a guerra do Vietnã e a condição da mulher na sociedade brasileira, quando a artista atravessa temas como violência, sexualidade, submissão e liberdade feminina.

A mostra de Judith Lauand integra o biênio de programação do MASP dedicado às Histórias brasileiras, em 2021-22, coincidindo com o bicentenário da Independência do Brasil em 2022, e que, neste ano, inclui exposições de Abdias Nascimento (1914-2011), Alfredo Volpi (1896-1988), Luiz Zerbini, Dalton Paula, Joseca Yanomami, Madalena dos Santos Reinbolt (1919-1977) e Cinthia Marcelle, além da grande mostra coletiva Histórias brasileiras.

O catálogo que acompanha a exposição será editado em português e inglês, amplamente ilustrado, com ensaios inéditos de Aliza Edelman, Eva Froitzheim, Fernando Oliva, Heloisa Espada, Paulo Herkenhoff, Talita Trizoli e uma nota biográfica escrita por Matheus de Andrade.
 
Judith Lauand: Desvio concreto é curada por Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP; e Fernando Oliva, curador, MASP; com assistência de Matheus de Andrade, assistente curatorial, MASP.
 

 

img-searched

Exposições

HISTÓRIAS BRASILEIRAS

NO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, MASP APRESENTA A MOSTRA COLETIVA HISTÓRIAS BRASILEIRAS

A 6ª mostra do museu dedicada às histórias sugere novas narrativas visuais, mais inclusivas, diversas e plurais sobre a história do país

img-searched

Exposições

Joseca Yanomami: nossa terra-floresta

Joseca Yanomami: desenhos
Curadoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, David Ribeiro, assistente curatorial
 

img-searched

Exposições

Dalton Paula: retratos brasileiros

Dalton Paula: retratos brasileiros
 
img-searched

Exposições

Volpi Popular

Volpi popular é a terceira de uma série de exposições que o MASP organiza em torno de artistas modernistas brasileiros canônicos do século 20 que empregam referências populares ou vernaculares em seus trabalhos. Em 2016, o MASP organizou Portinari popular e, em 2019, Tarsila popular. 
 
img-searched

Exposições

Abdias Nascimento: um artista panamefricano

Abdias Nascimento (1914–2011), artista, intelectual, ativista político, dramaturgo, ator, escritor e diretor, que foi uma figura multifacetada e fundamental da história do Brasil ganhará mostra monográfica no MASP. Intitulada Abdias Nascimento: um artista panamefricano, trata-se de uma exposição fundamental em torno de sua produção artística e enfatiza sua contribuição para a pintura brasileira. A mostra reunirá cerca de 60 trabalhos de sua fase mais profícua – desde o início de sua produção em 1968 até o ano de 1998 – e enfatizará o repertório de ideias, cores e formas do movimento pan-africanista, com noções, fontes e imaginário ladino-amefricano – como cunhou Lélia Gonzalez (1935–1994) para se referir à experiência negra na América Latina. 
img-searched

Exposições

Programação anual | 2025

O MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta em 2025 uma programação dedicada às Histórias da ecologia. Exposições, cursos, palestras, oficinas, seminários e publicações abordarão a crise climática e a relação do ser humano com o meio ambiente, em conexão com a cultura visual e as práticas artísticas. As atividades ocorrerão nos dois edifícios que compõem o museu - a sede original nomeada Lina Bo Bardi e no novo prédio Pietro Maria Bardi, que será aberto para o público em março de 2025.
img-searched

Diálogo no acervo

23.5.2023

Para a edição do dia 23 de maio, será proposta uma conversa sobre a escultura Exu, de Emanoel Araújo, de 2011, e A dupla personalidade de Oxunmaré n.2, pintura de 1971 de Abdias Nascimento.

Ponto de encontro: na entrada do Acervo em Transformação, 2º piso, às 16 horas.
Retire seu ingresso no site para garantir a entrada no Museu.

Imagem: Emanoel Araújo, Exu, 2011, doação prometida ao MASP por Graham Steele
img-searched

Diálogo no acervo

14.11.2023

O MASP é um dos parceiros da 6ª Virada da Consciência Negra, organizada pela Universidade Zumbi dos Palmares, que acontece entre os dias 13 e 20 de novembro na cidade de São Paulo. O programa Diálogos no Acervo propõe, então, um olhar para artistas e representações negras na coleção do museu e convida o público para debater. 

Para a edição do dia 14 de novembro, propomos uma conversa sobre duas pinturas, uma de Rubem Valentim, Emblema-logotipo poético de cultura Afro-Brasileira nº 8, de 1976, e outra de Abdias Nascimento, Okê Oxóssi, 1970.

Ponto de encontro: na entrada do Acervo em Transformação, 2º piso, às 16 horas.
Retire seu ingresso no site para garantir a entrada no Museu.

-
Crédito da imagem
Abdias Nascimento, Okê Oxóssi, 1970. Doação Elisa Larkin Nascimento | IPEAFRO, no contexto da exposição Histórias afro-atlânticas, 2018. 
 

img-searched

Diálogo no acervo

4.6.2024

Para a edição do dia 4 de junho propomos uma conversa sobre as obras Abdias Nascimento, Okê Oxóssi, 1970 e Eustáquio Neves, Sem título, da série Memória Black Maria, 1995.

Mediação: Daniela

Ponto de encontro: na entrada do Acervo em Transformação, 2º piso, às 16 horas.
Retire seu ingresso no site para garantir a entrada no Museu.
img-searched

Palestras

Abdias Nascimento: político, artista e ativista intelectual

  • Subtítulo:
    COM KABENGELE MUNANGA 26.3.2022 | SÁBADO 14H LIVE PELO YOUTUBE @MASPMUSEU
  • Cordenação:
img-searched

Palestras

ABDIAS NASCIMENTO, UMA HISTÓRIA AFRO-ATLÂNTICA

  • Subtítulo:
    9.6.2018 Sábado 11h inscrições presenciais
  • Cordenação:

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP